top of page

Tucunaré e suas características

Atualizado: 24 de ago. de 2021


Os Tucunarés são peixes diurnos, escamosos, sedentários e territoriais. Esta espécie é encontrada no Amazonas, regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Medem em torno de 30cm à 1 metro de comprimento, possuindo como característica principal uma pinta na cauda e faixas pretas verticais ao longo de seu corpo.


Moradia e alimentação

Vive em açudes, represas, rios e tanques de piscicultura. Alimenta-se de peixes adultos, filhotes, pitus, insetos e aranhas que caem na água, sendo considerados peixes altamente ativos, agressivos e territorialistas, pois quando definem sua presa o persegue até conseguir pegá-lo. Preferem águas mais lentas e calmas, tendo maior atividade no período da manhã e final do dia enquanto habitam lagos, alimentando-se próximo às margens quando a água está mais fria e mais no centro do lago quando mais quente.

Em habitats como rios, são encontrados em remansos. Nas represas preferem viver junto às margens, onde há maior concentração de “tranqueiras”, galhadas, estruturas que protegem seu ninho.


Captura

Durante a captura é recomendado deixar a fricção solta, pois quanto mais violento for o recolhimento da linha maior a reação do peixe, e assim é garantido que o peixe possa se acalmar antes que a linha seja recolhida.

Como o peixe prefere lugares mais silenciosos, o arremesso ideal para capturar essa espécie é o Flip Cast. Este arremesso consiste em flexionar a isca para baixo e soltá-la durante a subida, pausando de forma silenciosa na água.


EQUIPAMENTO DE PESCA RECOMENDADO

Como o peixe é agressivo e persegue sua presa é recomendado os seguintes equipamentos para garantir que a pescaria seja efetiva:


Varas de ação média ou pesada
Linha monofilamento ou multifilamento que tenha espessura superior a 0.20mm.
Leader Fluorcarbono, com comprimento entre 30cm e 60cm evitando assim que a linha se parta durante a briga.
Utilização de barcos com motor elétrico que sejam silenciosos, já que muita agitação e barulho na água assusta o peixe.

Em relação às iscas, vale à pena manter na caixa de pescaria: iscas de superfície com ação zig-zag que ajudam na localização do peixe; iscas meia-água com peso entre 10-30g, pois proporcionam bons arremessos e movimentos naturais, com coloração branco-osso, pois possuem bons resultados; iscas de fundo com chocalhos e movimentos rápidos, alterne entre movimentos leves e mais bruscos para imitar um peixe em fuga.


TOP ISCAS


1º lugar: Isca de superfície Zara, pois possui ação zig-zag, tornando-a altamente eficaz na captura. Sendo recomendado utilizar Iscas Stick quando o peixe está manhoso.

2º lugar: Iscas Meia-Água Popper, são excelentes para despertar a atenção do peixe que assume uma posição protetora e competitiva. Esta isca possui uma cavidade na boa que cria um som muito particular que a torna mais atraente, além de que o trabalho de “golfadas” causam várias bolhas na água despertando ainda mais a atenção do peixe.



3º lugar: Iscas de fundo Jigs, possuem a função de ir buscar o tucunaré lá no fundo da água. É ideal arremessar a isca, assim que tocar o fundo dê um toque de vara para cima e em seguida efetue o recolhimento.




4º lugar: Isca de superfície Hélice, é uma escolha excelente para selecionar os peixes maiores dentro de um cardume. Quanto mais rápido o trabalho da isca mais feroz é o ataque.





POR FIM...

Não perca tempo e vá pescar e por em prática todas essas dicas maravilhosas.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Arremessos

Para garantir a fisgada durante o período de pesca, o pescador necessita de precisão na hora de arremessar, o que só se consegue com...

 
 
 

Comments


bottom of page