Como escolher o anzol certo
- casapesca
- 21 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2021
Na hora da pescaria deve-se levar em consideração diversos fatores para escolher corretamente seu material. Em relação a escolha do anzol, é difícil encontrar todas as características que precisamos em um só modelo. Na hora da pescaria devemos escolher entre a ponta afiada, a facilidade de fisgar, a facilidade de reter o peixe fisgado, a resistênci e a durabilidade. Deve-se levar em consideração o tipo de pesca, leve ou pesada. Um exemplo disso é que na pescaria de peixes grandes, podemos dar preferência por anzois com maior resistência e para peixes pequenos, anzois que tenham melhor fsgada. Um fator decisivo na escolha do anzol é o conhecimento que se tem do peixe que vai ser pescado, como posicionamento da boca, hábitos alimentares, tamanhos, entre outras informações necessárias.
ESPESSURA DO ANZOL
A espessura do anzol determina diretamente na sua resistência, tal como o anzol fino é excelente para pesca de peixes com a boca mais frágil ou até mesmo os que tenham lábios mais grossos.
Quanto mais fino melhor a fisga e a penetração na boca do peixe, de maneira que machuque menos o peixe. Os anzois mais grossos são ideais para pescarias de médio e grandes peixes.
FISGA
Os anzois com a fisga mais afiadas possibilitam tanto uma melhor eficiência na hora de capturar o peixe quanto o uso de linhas bem mais finas.
FORMATO DO OLHO DO ANZOL
Argola: este modelo é o mais comum, possibilita a amarração com vários tipos de nós.
Agulha: este modelo é muito utilizado na pescaria oceânica.
Pata: este modelo transmite maior sensibilidade à linha.
CARACTERÍSTICAS DE ANZOIS
MARUSEIGO

O anzol Maruseigo possui uma haste longa o que não permite que o peixe chegue perto suficiente da linha, um olho com grande abertura facilitando a amarração de linha, sua espessura é relativamente grande proporcionando uma boa resistência em relação ao seu tamanho. Estas características tornam o Anzol Maruseigo um excelente CORINGA na hora de pescar, sendo um dos preferidos em diversas modalidade de pesca.
Este anzol pode ser utilizado com iscas artificiais, o que sempre deixa sua fisga em evidência, e no uso de iscas naturais recomenda-se o uso de Elastricot.
É muito utilizado em pescas de praia, pesqueiros e pesque e pague, já que possui uma ótima resistência para fisgar Pampos, Tilápias, Piaus, Carpas, entre outros.
Recomenda-se o uso de Nº8 a Nº14 para varas telescópicas e Nº16 a Nº22 para pesca de arremesso. O anzol Maruseigo com a numeração maior são comumente utilizados para pesca com iscas vivas e para capturar peixes como Anchova, Dourado, Pintado e Piapara.
CHINU

Este modelo de anzol possui uma curvatura maior e uma haste menor, indicado para peixes com uma boca menor.
O anzol Chinu é ótimo para pesca de água doce para uso de massa, milho e pequenas frutas. Um modelo super versátil, possibilita o uso em diversas modalidade, como a pesca de praia, em canais ou em pesqueiros. Este anzol é característico dos chuveirinhos para pesca de carpa-cabeçuda.
Os tamanhos de anzol Chinu mais recomendados são o uso de Nº 2 ou Nº 4 para varas lisas (telescópicas) e Nº6 ou Nº 8 para pesca de arremesso.
São utilizados para peixes de dentição e boca pequena como o Pacu, Tambaqui, Tilápia e Carpa. E os tamanhos menores são utilizados em pesca embarcada na água salgada para pesca de peixe porco e prego.
WIDE GAP

O anzol Wide Gap é recomendado o uso de iscas vivas, além de que possui o corpo torto e fino, o que faz com que a isca permaneça viva por mais tempo. Este modelo também é conhecido como robaleiro, já que é muito utilizado para pesca de Robalo, além de ser utilizado na pesca de Corvina e Tucunaré. Em pesqueiros é muito usado para pesca de fundo ou com o auxílio de boias de arremesso (cevadeiras).
O formato desse modelo facilita a utilização de rações naturais furadas e miçangas que dificilmente escapam do anzol durante e após o arremesso.
GARATEIA

O modelo de anzol Garateia é a união de três anzois. Usada com iscas moles e principalmente em iscas artificiais nas modalidades de arremesso e córrico.
Usada para pescaria de peixes espada, barracuda, dourados e carpas.
Pode ser utilizada com boia luminosa para capturar peixe espada.
OFFSET

O modelo de anzol Offset é perfeito para o uso de iscas soft e minhocas artificiais. Desenvolvido para pesca em enroscos e galhas, seu formato impede que a isca fique presa em obstáculos na água. Alguns modelos de Offset possuem chumbada na haste para uso de pesca de fundo. Muito utilizado para pesca de Black Bass, Traíra e Tucunaré.
MATERIAL DO ANZOL
FERRO
O material provavelmente mais antigo usado para confeccionar anzois, possui como característica ser barato e se decompõe em dias caso o peixe arrebente-o, porém possui uma baixa resistência ao pescar peixes maiores e fortes.
INOX
Esta composição demora a desintegrar, é muito resistente e difícil de perder. Ao utilizar este tipo deve-se prestar atenção na linha, já que para pesca de peixes mais fortes recomenda-se o uso de leader de fluorcarbono.
CARBONO
コメント