top of page

Como escolher o anzol certo

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Na hora da pescaria deve-se levar em consideração diversos fatores para escolher corretamente seu material. Em relação a escolha do anzol, é difícil encontrar todas as características que precisamos em um só modelo. Na hora da pescaria devemos escolher entre a ponta afiada, a facilidade de fisgar, a facilidade de reter o peixe fisgado, a resistênci e a durabilidade. Deve-se levar em consideração o tipo de pesca, leve ou pesada. Um exemplo disso é que na pescaria de peixes grandes, podemos dar preferência por anzois com maior resistência e para peixes pequenos, anzois que tenham melhor fsgada. Um fator decisivo na escolha do anzol é o conhecimento que se tem do peixe que vai ser pescado, como posicionamento da boca, hábitos alimentares, tamanhos, entre outras informações necessárias.


ESPESSURA DO ANZOL

A espessura do anzol determina diretamente na sua resistência, tal como o anzol fino é excelente para pesca de peixes com a boca mais frágil ou até mesmo os que tenham lábios mais grossos.

Quanto mais fino melhor a fisga e a penetração na boca do peixe, de maneira que machuque menos o peixe. Os anzois mais grossos são ideais para pescarias de médio e grandes peixes.


FISGA

Os anzois com a fisga mais afiadas possibilitam tanto uma melhor eficiência na hora de capturar o peixe quanto o uso de linhas bem mais finas.


FORMATO DO OLHO DO ANZOL

Argola: este modelo é o mais comum, possibilita a amarração com vários tipos de nós.

Agulha: este modelo é muito utilizado na pescaria oceânica.

Pata: este modelo transmite maior sensibilidade à linha.


CARACTERÍSTICAS DE ANZOIS

  • MARUSEIGO

O anzol Maruseigo possui uma haste longa o que não permite que o peixe chegue perto suficiente da linha, um olho com grande abertura facilitando a amarração de linha, sua espessura é relativamente grande proporcionando uma boa resistência em relação ao seu tamanho. Estas características tornam o Anzol Maruseigo um excelente CORINGA na hora de pescar, sendo um dos preferidos em diversas modalidade de pesca.

Este anzol pode ser utilizado com iscas artificiais, o que sempre deixa sua fisga em evidência, e no uso de iscas naturais recomenda-se o uso de Elastricot.

É muito utilizado em pescas de praia, pesqueiros e pesque e pague, já que possui uma ótima resistência para fisgar Pampos, Tilápias, Piaus, Carpas, entre outros.

Recomenda-se o uso de Nº8 a Nº14 para varas telescópicas e Nº16 a Nº22 para pesca de arremesso. O anzol Maruseigo com a numeração maior são comumente utilizados para pesca com iscas vivas e para capturar peixes como Anchova, Dourado, Pintado e Piapara.


  • CHINU

Este modelo de anzol possui uma curvatura maior e uma haste menor, indicado para peixes com uma boca menor.

O anzol Chinu é ótimo para pesca de água doce para uso de massa, milho e pequenas frutas. Um modelo super versátil, possibilita o uso em diversas modalidade, como a pesca de praia, em canais ou em pesqueiros. Este anzol é característico dos chuveirinhos para pesca de carpa-cabeçuda.

Os tamanhos de anzol Chinu mais recomendados são o uso de Nº 2 ou Nº 4 para varas lisas (telescópicas) e Nº6 ou Nº 8 para pesca de arremesso.

São utilizados para peixes de dentição e boca pequena como o Pacu, Tambaqui, Tilápia e Carpa. E os tamanhos menores são utilizados em pesca embarcada na água salgada para pesca de peixe porco e prego.


  • WIDE GAP


O anzol Wide Gap é recomendado o uso de iscas vivas, além de que possui o corpo torto e fino, o que faz com que a isca permaneça viva por mais tempo. Este modelo também é conhecido como robaleiro, já que é muito utilizado para pesca de Robalo, além de ser utilizado na pesca de Corvina e Tucunaré. Em pesqueiros é muito usado para pesca de fundo ou com o auxílio de boias de arremesso (cevadeiras).

O formato desse modelo facilita a utilização de rações naturais furadas e miçangas que dificilmente escapam do anzol durante e após o arremesso.


  • GARATEIA

O modelo de anzol Garateia é a união de três anzois. Usada com iscas moles e principalmente em iscas artificiais nas modalidades de arremesso e córrico.

Usada para pescaria de peixes espada, barracuda, dourados e carpas.

Pode ser utilizada com boia luminosa para capturar peixe espada.


  • OFFSET


O modelo de anzol Offset é perfeito para o uso de iscas soft e minhocas artificiais. Desenvolvido para pesca em enroscos e galhas, seu formato impede que a isca fique presa em obstáculos na água. Alguns modelos de Offset possuem chumbada na haste para uso de pesca de fundo. Muito utilizado para pesca de Black Bass, Traíra e Tucunaré.


MATERIAL DO ANZOL


  • FERRO

O material provavelmente mais antigo usado para confeccionar anzois, possui como característica ser barato e se decompõe em dias caso o peixe arrebente-o, porém possui uma baixa resistência ao pescar peixes maiores e fortes.

  • INOX

Esta composição demora a desintegrar, é muito resistente e difícil de perder. Ao utilizar este tipo deve-se prestar atenção na linha, já que para pesca de peixes mais fortes recomenda-se o uso de leader de fluorcarbono.

  • CARBONO

Esta composição possui a desintegração ecológica em contato com a água como o anzol de ferro mas em conjunto com a resistência do inox, além de ser flexível facilitando a briga com o peixe.


Estas são algumas características de alguns modelos de anzois mais comuns na comunidade de pesca. Existem diversos outros modelos que podem ser abordados futuramente. Cada modelo possui uma finalidade na pescaria, para escolher o anzol ideal necessita-se ter conhecimento sobre o peixe e os locais de pesca.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Arremessos

Para garantir a fisgada durante o período de pesca, o pescador necessita de precisão na hora de arremessar, o que só se consegue com...

 
 
 

コメント


bottom of page